sábado, 5 de novembro de 2011

El Hierro e consequências do vulcão em vídeos


 
As imagens acima são da Ilha El Hierro e a segunda do fenômeno do vulcão submarino, expelindo enxofre e gases (http://www.elhierrodigital.es/)




Os vídeos abaixo foram retirados do jornal El Pais, de Madrid/Espanha. Eles reportam a situação atual da geologia das Ilhas Canárias, especialmente El Hierro. Além das politicas do governo e situação da população, onde podemos observar um "resumo" do último mês, que pelo desenrolar não haverá nenhuma calmaria geológica nesta região, como na Terra em sua grande parte estão sendo observados vulcões acordando e surgindo, terremotos e muita água. ESTES SÃO TEMPOS SINGULARES, não tenhamos dúvidas. Quem quiser acompanhar a situação da Ilha existe um noticiario local, mais fiel impossivel!:

http://www.elhierrodigital.es/

Vídeos abaixo estão no http://www.elpais.com/multigalerias/Video_crisis_volcanica_Hierro/20111103elpepusoc_1/Zes

Os vizinhos de La Restinga recolhem seus pertences (12/10/2011)


Dezenas de veículos em caravana esperaram hoje em El Hierro para que as autoridades lhes permitissem o acesso a La Restinga, cujos 600 vizinhos foram evacuados ontem diante do terror de uma nova erupção submarina. A maioria teve que sair de suas casas com a "roupa do corpo", assim que hoje se permitiu o retorno pouco a pouco, com um tempo máximo de meia hora para recolherem seus pertences básicos (ndt: não creiam que somos tão privilegiados, os movimentos tectônicos estão por todo o planeta).

A erupção vulcânica em El Hierro (13/10/2011)

A mancha de enxofre provocada pela atividade vulcânica nas proximidades de El Hierro cercou nas últimas horas a costa ul da Ilha Canária. Fonte:CSIC



"O dano causado pela erupção é incalculável"(24/10/2011)

Fernando Gutiérrez, presidente de la confraría de pescadores de La Restinga, avalia a situação que ficou a Reserva Marinha do Mar de las Calmas por causa da erupção submarina junto à Ilha El Hierro.



Últimas notícias da AGENCIA ATLAS (02/11/2011)
(http://www.elpais.com/videos/sociedad/Primeras/imagenes/submarinas/Restinga/elpepusoc/20111102elpepusoc_1/Ves/)


O Governo de Canarias forneceu nesta quarta (2/11/2011) as primeiras imagens do fundo marinho de La Restinga, feitas por um robô submarino despachado a ilha a bordo do navio oceanográfico 'Ramón Margalef'.





Aumento sísmico e não se descarta a evacuação (2/11/2011)


No vídeo acima (http://www.elhierrodigital.es/inicio/el-hierro/item/312-el-hierro-registra-un-terremoto-de-44), observamos que está tudo em pausa a espera de mais processos sismicos, e o pessoal que cuida de assistir os sismógrafos são pessoas específicas, com equipamentos muito simples, numa saleta com computadores portáteis inclusive. Houve o reconhecimento que o magma que está sendo expelido é de um tipo bastante explosivo.


Mais imagens da erupção em animação no vídeo abaixo:



Primeras imágenes submarinas del Volcán de El Hierro - (La Sexta) from El Hierro Digital on Vimeo.



 
Cambios en el tremor ponen en alerta al PEVOLCA (RTVC) from El Hierro Digital on Vimeo.

O vídeo acima data de 3/11/2011!



Sabemos que existem muitíssimos mais vulcões submersos, portanto uma das grandes consequencias será a perda da vida marinha, além dos gases e finalmente a poluição completa das águas. Por fim, esta abaixo uma simulação em imagens de um tsunami originado nesta região, e a quantidade de horas para atravessar o oceano Atlântico, já estudado e relatado por geólogos e especialistas.






Estejamos conscientes, centrados e no coração para viver estes momentos singulares.


Um abraço,
Simone

Fonte: http://www.elpais.com/multigalerias/Video_crisis_volcanica_Hierro/20111103elpepusoc_1/Zes
Tradução: Simone Cardoso (http://morgenstern2000.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ok, amigos! Eu sei que voce podem fazer melhor! Digam o que acham do post! Mas deixem seu nome. Comentários anônimos não serão publicados! ;)