quinta-feira, 28 de julho de 2011

O LIvro de Tobit

Tob.1 

[1] O Livro das obras de Tobit, filho de Tobiel, filho de Ananiel, filho de Aduel, filho de Gabael, da descendência de Asiel, da tribo de Naphtali,

[2] No tempo de Shalmaneser, rei dos Assírios, Tobit foi levado em cativeiro de Thisbe, que fica ao sul de Kedesh, em Naphtali, na Galiléia do norte, acima de Asher.

[3] Eu, Tobit, durante toda a minha vida, andei pelos caminhos da verdade e da justiça, e fiz atos de caridade aos meus irmãos e compatriotas, que foram exilados comigo em Nineveh, no país dos Assírios.

[4] Quando estava na minha pátria, na terra de Israel, enquanto eu era mais jovem, toda a tribo do meu antepassado Naphtali se separou da casa de Jerusalém. Esta era cidade escolhida entre todas as tribos de Israel, onde todas as tribos fariam os sacrifícios e onde o Templo para ser a morada do Altíssimo foi construído e consagrado para todas as gerações para sempre.

[5] Todas as tribos e meus irmãos que tomaram parte no abandono da fé ofereciam sacrifícios ao bezerro Baal, e assim fez a casa de Naphtali, minha antepassada..

[6] Mas, muitas vezes, eu ia sozinho em peregrinação a Jerusalém, por ocasião das festas, conforme está prescrito para todo Israel por um decreto perene. Eu levava comigo os primeiros frutos e os dízimos da minha produção e crias e a primeira lã das ovelhas, e os entregava aos sacerdotes, filhos de Aarão, para o altar.

[7] Toda minha produção eu entregava um décimo aos filhos de Levi que ministravam Jerusalém; um segundo dízimo eu vendia, e ia e gastava os rendimentos a cada ano em Jerusalém.

[8] O terceiro dízimo, eu dava para aqueles que estavam sob minha responsabilidade, segundo Deborah, mãe de meu pai me instruía, pois meu pai tinha morrido, deixando-me órfão.

[9] Homem feito, casei-me com Anna, membro da nossa família, e por ela me tornei o pai de Tobias.

[10] Agora quando fui levado como prisioneiro a Nínive, todos meus irmãos e parentes comiam alimentos dos Gentios (pagãos);

[11] Mas eu tomei cuidado para não comê-los.

[12] Porque permaneci fiel a Deus com todo o meu coração.

[13] O Altíssimo me fez ganhar o favor e a boa impressão de Shalmaneser, e me tornei seu fornecedor de suas provisões.

[14] Assim até a sua morte, eu costumava ir a Media e aí fazia as compras, e uma vez em Rages, na Média, eu deixei em depósito algumas sacolas com trezentos quilos de prata com Gabael, irmão de Gabrias

[15] Depois que Shalmaneser morreu, e seu filho Senaacherib lhe sucedeu no trono, e no domínio dele os caminhos para a Média foram perigosos, e eu não pude mais viajar para lá.

[16] No tempo de Shalmaneser, dei muitas esmolas aos meus irmãos.

[17] Eu dava o meu próprio pão para os que estavam com fome, roupa aos que estavam mal vestidos, e quando via o cadáver de algum compatriota jogado fora das muralhas de Nineveh, eu o enterrava.

[18] Também sepultei secretamente os que Senaacherib matou, quando voltou fugindo da Judéia. Nessa ocasião, enfurecido, ele matou muitos israelitas. Eu recolhia os corpos às escondidas e os enterrava. Senaacherib mandava procurá-los, mas não os encontrava.

[19] Alguém de Nineveh foi denunciar ao rei que era eu quem os enterrava às escondidas. Quando fiquei sabendo que o rei estava informado a meu respeito e que me procuravam para me matar, assim eu fugi, e deixei meu lar em medo.

[20] Tudo o que eu possuía foi confiscado, e nada restou que não fosse levado para o tesouro do rei. Só ficaram minha mulher Ana e meu filho Tobias.

[21] Não se passaram quarenta dias, e os dois filhos de Sennacherib o assassinaram e fugiram para os montes de Ararat. Seu filho Esarhaddon lhe sucedeu no trono. Esarhaddon nomeou Ahikar, filho de meu irmão Anael, para dirigir toda a economia do país, de modo que ele tinha poder sobre toda a administração.

[22] Então Aicar interferiu em meu favor, e eu pude voltar para Nineveh. O fato é que Ahikar tinha sido chefe dos copeiros, chanceler, administrador e encarregado das finanças durante o governo de Sennacherib, rei da Assíria. Por isso, Esarhaddon o manteve no cargo. Ahikar era meu sobrinho.

Tob. 2

[1] Quando eu pude voltar para a minha casa e ter de novo minha mulher Ana e meu filho Tobias. Na nossa festa de Pentecostes, que é o sagrado festival das Sete Semanas, foi-me preparado um belo jantar e eu me sentei à mesa para comer.

[2] Ao ver a abundancia de comida, eu disse ao meu filho Tobias: "Vá ver se encontra algum pobre entre os nossos irmãos exilados em Nineveh, alguém que permanece fiel a Deus de todo o coração, e traga-o aqui para almoçar conosco. Vou esperar você voltar, meu filho!"

[3] Mas ele voltou e disse: "Pai, estrangularam um compatriota nosso e foi e jogado na praça do mercado".

[4] Imediatamente deixei a mesa, sem ao menos provar nada. Fui buscar o corpo e o coloquei num lugar resguardado, esperando o pôr-do-sol para enterrá-lo.

[5] E quando retornei, lavei-me e fui comer cheio de tristeza,

[6] Então lembrei-me da profecia de Amos, como ele disse: "As festas de vocês vão se transformar em luto, e seus cânticos festivos em lamentações". E eu chorei.

[7] Logo que o sol se pôs, saí de casa, fiz uma cova e enterrei o corpo.

[8] Os meus vizinhos caçoavam de mim, dizendo: "Ele não tem mais medo que será morto por fazer isto. Da primeira vez, conseguiu fugir. Agora, está aí de novo enterrando os mortos!"

[9] Nessa mesma noite, depois de retornar de enterrá-lo e porque estava sujo eu deitei-me junto ao muro do pátio, e meu rosto ficou descoberto.

[10] Não tinha notado, porém, que havia uns pardais no muro, bem acima de mim e seus excrementos frescos e quentes caíram nos meus olhos, produzindo neles membranas brancas. Fui aos médicos para me tratar, porém, eles não conseguiram me ajudar. As manchas aumentavam, até que fiquei completamente cego. Todos os meus irmãos lamentaram muito a minha sorte. Ahikar me sustentou por dois anos, até que se mudou para Elymais.

[11] Nessa situação, minha mulher Ana começou a trabalhar. Fiava lã e recebia tela para tecer.

[12] Entregava as encomendas, e os fregueses lhe pagavam o trabalho. Um dia eles lhe pagaram tudo e ainda lhe deram um cabrito.

[13] Quando ela chegou em casa o cabrito começou a berrar, eu lhe perguntei: "De onde veio esse cabrito?! Será que não foi roubado? Devolva ao dono! Não podemos comer nada que seja roubado!"

[14] Ana me respondeu: "Eles me deram o cabrito como presente, além do pagamento". Mas eu não acreditei, e insisti para que devolvesse o cabrito aos donos. Eu estava envergonhado por causa dela. Então ela me disse: "Onde estão as suas esmolas? Onde está o bem que você fez? Está vendo a que ponto chegou?!"

Tob. 3

[1] Muito entristecido com tudo isso, e chorando em aflição, comecei a rezar:

[2] "Senhor, tu és justo, e tuas obras todas e seus caminhos são misericordiosos e justos. Tu ages com verdade e julgamento integro e certo sempre.

[3] Agora, Senhor, lembra-te de mim e olha para mim. Não me castigues pelos pecados e erros, meus e de meus antepassados,

[4] que cometemos em tua presença, desobedecendo aos teus mandamentos. Tu nos entregaste ao saque, ao exílio e à morte, transformando-nos em piada, comentário e desprezo de todas as nações, por onde nos espalhaste.

[5] Sim, todas as tuas sentenças são justas, quando me tratas segundo as minhas faltas, porque não cumprimos teus mandamentos, nem procedemos lealmente em tua presença.

[6] Agora, faze de mim o que desejares. Manda que me tirem a vida, e eu desaparecerei da face da terra, e em terra me transformarei. Sim, é melhor morrer do que viver, pois sofro ultrajes que não mereço, e a tristeza me invade. Manda Senhor, que eu seja liberto dessa prova. Deixa-me partir para a morada eterna, e não afastes o teu rosto de mim, Senhor. Sim, é melhor morrer do que viver agüentando esta prova e ouvindo tantos ultrajes".

[7] Nesse mesmo dia, Sarah, filha de Ragüel, que morava na Media, em Ecbatana, também teve que suportar os insultos de uma empregada do seu pai.

[8] Sarah tinha-se casado com sete homens, porém, Asmodeu, o pior dos demônios, tinha matado cada um deles, antes que tivessem relações conjugais com ela. A empregada lhe dizia: "É você mesma que mata seus maridos. Já se casou com sete homens, e nenhum deles consumou o casamento!

[9] Você quer castigar a nós pela morte de seus maridos? Pois vá com eles, e que nunca você tenha filho ou filha".

[10] Então Sarah, abatida, começou a chorar e subiu ao quarto do seu pai, pensando em se enforcar. Depois, refletiu melhor e pensou: "Ainda vão jogar isso na cara de meu pai. Vão dizer que sua única e querida filha se enforcou de tanta infelicidade! Desse jeito, eu causaria tanta dor ao meu velho pai, que ele morreria. Em vez de me enforcar, é melhor pedir que o Senhor me tire a vida, e eu nunca mais terei de ouvir esses insultos".

[11]. Nesse momento, ela estendeu os braços para a janela, e suplicou: "Bendito sejas tu, Deus misericordioso! Bendito seja o teu Nome eternamente, e que tuas obras te bendigam para sempre.

[12] Para ti levanto meu rosto e meus olhos.

[13] Manda que eu desapareça da terra, para não ouvir mais insultos.

[14] Tu sabes, Senhor, que eu estou pura e que homem algum me tocou.

[15] Nunca desonrei o meu nome, nem o nome de meu pai, na terra do meu exílio. Sou filha única, e meu pai não tem outro filho como herdeiro, nem irmão ou parente próximo com quem eu possa me casar.

Já perdi sete maridos. Para que viver mais? Se não me quiseres tirar a vida, Senhor, trata-me com compaixão, para que eu não ouça mais insultos".

[16] No mesmo instante, o Deus da glória escutou a oração de ambos.

[17] E mandou Rafael para curá-los: tirar as manchas dos olhos de Tobit, a fim de que ele pudesse ver a luz de Deus; e fazer com que Sarah, filha de Ragüel, se casasse com Tobias, filho de Tobit, livrando-a de Asmodeu, o pior dos demônios. De fato, Tobias tinha mais direito de casar-se com ela do que todos os outros pretendentes. No mesmo momento, Tobit voltava do pátio para dentro de casa, e Sarah, filha de Ragüel, descia do quarto do pai.

Tob. 4

[1] Nesse dia, Tobit lembrou-se do dinheiro que tinha deixado com Gabael em Rages, na Media;

[2] E pensou: "Eu pedi a morte. Por que não chamar o meu filho Tobias e não informá-lo sobre esse dinheiro, antes de morrer?"

[3] Então chamou o filho Tobias, e lhe disse: "Quando eu morrer me dê uma sepultura digna. Honre sua mãe, e não a abandone nunca, enquanto ela viver. Faça sempre o que for do agrado dela, e por nada lhe cause tristeza.

[4] Lembre-se, meu filho, de que ela passou muitos perigos por sua causa, quando você estava no ventre dela. Quando ela morrer, sepulte-a junto de mim, no mesmo túmulo.

[5] Meu filho, lembre-se do Senhor todos os dias. Não peque, nem transgrida seus mandamentos. Pratique a justiça todos os dias da vida, e jamais ande pelos caminhos da injustiça.

[6] Se você agir conforme a verdade será bem-sucedido em tudo o que fizer, como todos os que praticam a justiça.

[7] Dê esmolas daquilo que você possui, e não seja mesquinho. Se você vê um pobre, não desvie o rosto, e Deus não afastará seu rosto de você.

[8] Que sua esmola seja proporcional aos bens que você possui: se você tem muito, dê muito; se você tem pouco, não tenha receio de dar conforme esse pouco.

[9] Assim você estará guardando um tesouro para o dia da necessidade,

[10] Pois a esmola livra da morte e não o deixa cair nas trevas.

[11] Quem dá esmola, apresenta uma boa oferta ao Altíssimo.

[12] Meu filho, afaste-se de qualquer união ilegal. Em primeiro lugar, escolha uma esposa que pertença à família de seus antepassados. Não se case com mulher estrangeira, que não seja da tribo do seu pai, porque somos filhos de profetas. Lembre-se de Noé, Abraão, Isaac e Jacó, nossos antepassados mais antigos. Todos eles se casaram com mulheres da sua parentela, foram abençoados em seus filhos, e sua descendência possuirá a terra como herança.

[13] Meu filho, ame seus parentes, não se mostre orgulhoso diante de seus irmãos, os filhos e filhas do seu povo, e escolha entre elas a sua mulher. De fato, o orgulho é causa de ruína e muita inquietação. A preguiça traz pobreza e miséria, porque a preguiça é mãe da fome.

[14] Não atrase o pagamento de quem trabalha para você. Pague sem demora, e se você estiver sendo justo, Deus o recompensará. Meu filho, seja reservado em tudo o que fizer, e bem-educado em todo o seu comportamento.

[15] Não faça para ninguém aquilo que você não gosta que façam para você. Não beba vinho até se embriagar, e não deixe que a embriaguez seja sua companheira de caminho
.
[16] Reparta seu pão com quem tem fome e suas roupas com quem está nu. Dê como esmola tudo o que você tem de supérfluo, e não seja mesquinho.

[17] Ofereça seu pão e vinho sobre o túmulo dos justos, ao invés de dá-los aos infiéis.

18. Procure aconselhar-se com pessoas sensatas, e nunca despreze um conselho útil.

[19] Bendiga ao Senhor Deus em todas as circunstâncias. Peça que ele guie você em todos os caminhos, e que ele faça você ter sucesso em todas as iniciativas e projetos, pois nenhum povo possui a sabedoria. Somente o Senhor é quem dá seus bens. Segundo o projeto dele, o Senhor exalta ou rebaixa até o fundo da mansão dos mortos. Portanto, meu filho, lembre-se dessas normas, e não permita que elas desapareçam de sua memória.

[20] Meu filho, quero ainda contar-lhe que deixei trezentos quilos de prata com Gabael, filho de Gabrias, na cidade de Rages, na Media.

[21] Não tenha medo, meu filho, se ficamos pobres. Se você temer a Deus, se evitar todo tipo de pecado e se você fizer o que agrada ao Senhor seu Deus, você terá uma grande riqueza".

Tob. 5

[1] Tobias perguntou a seu pai: "Meu pai, vou fazer tudo o que o senhor me mandou.

[2] Mas como posso recuperar esse dinheiro? Gabael não me conhece e eu não o conheço. Que sinal posso dar-lhe para que ele me reconheça, acredite em mim e me entregue o dinheiro? Além disso, não conheço o caminho para ir até  Media".

[3] Tobit respondeu: "Gabael me deu um documento e eu dei outro a ele. Dividi o documento em duas partes, e cada um ficou com uma delas. Uma parte, eu deixei lá com o dinheiro, e a outra está comigo. Já se passaram vinte anos, desde que eu depositei esse dinheiro! Agora, meu filho, vá procurar uma pessoa de confiança que possa acompanhá-lo na viagem, e nós pagaremos a ela quando vocês voltarem. Vá e recupere esse dinheiro que está com Gabael".

[4] Tobias saiu para procurar uma pessoa que pudesse ir com ele até a Média e conhecesse o caminho. Logo que saiu, encontrou o anjo Rafael bem à frente dele, mas não sabia que era um anjo de Deus.

[5] Tobias lhe perguntou: "De onde você é rapaz?" Ele respondeu: "Sou israelita, seu compatriota, e estou aqui procurando trabalho". Tobias lhe perguntou: "Você sabe o caminho para Media?"

[6] Ele respondeu: "Sim. Já estive lá muitas vezes e conheço bem todos os caminhos. Fui muitas vezes à Média, e me hospedei na casa do nosso compatriota Gabael, que mora em Rages, na Média. São dois dias de viagem de Ecbatana até Rages, pois Rages fica na região montanhosa e Ecbatana fica na planície".

[7] Tobias disse: "Espere aqui, rapaz, enquanto vou contar isso a meu pai. Estou precisando que você viaje comigo. Eu lhe pago depois".

[8] Rafael disse: "Está bem. Ficarei esperando, mas não demore". Tobias entrou em casa e contou a seu pai Tobit: "Pai, encontrei um israelita, que é nosso compatriota!" Tobit lhe disse: "Chame-o para que eu saiba de que família e tribo ele é, e se é de confiança para viajar com você, meu filho".

[9] Tobias saiu para chamá-lo e disse: "Rapaz, meu pai está chamando você!" O anjo entrou na casa, e Tobit se apressou em cumprimentá-lo. O anjo disse: "Desejo-lhe muita alegria". Tobit respondeu: "Que alegria ainda posso ter? Sou cego, não enxergo a luz do dia, vivo na escuridão com os mortos, que já não enxergam a luz. Escuto a voz das pessoas, mas não posso vê-las". Rafael disse-lhe: "Coragem! Em breve, Deus vai curá-lo. Tenha confiança". Tobit disse a ele: "Meu filho Tobias quer ir até a Média. Você pode ir com ele para ensinar o caminho? Eu lhe pagarei por isso, meu irmão". Ele respondeu: "Posso ir. Conheço todas as estradas. Muitas vezes viajei até a Média e já percorri todas as suas planícies e montanhas, e conheço todos os caminhos por lá".

[10] Tobit lhe perguntou: "Meu irmão, de que família e tribo você é? Conte para mim".

[11] O anjo respondeu: "Para que você quer saber sobre minha família e tribo?" Tobit insistiu: "Gostaria de saber de quem você é filho e qual é o seu nome."

[12] Rafael respondeu: "Sou Azarias, filho do grande Ananias, um compatriota seu".

[13] Tobit disse: "Seja bem-vindo, meu irmão. Não leve a mal se eu procuro saber exatamente seu nome e sua família. Acontece que você é parente meu e vem de uma família honesta e honrada. Conheço bem Ananias e Jathan, os dois filhos do grande Shemaiah. Eles costumavam ir comigo a Jerusalém, para juntos adorarmos a Deus. Eles nunca se desviaram do caminho certo. Seus parentes são homens de bem. Seja bem-vindo, porque você vem de uma raiz muito boa".

[14] E acrescentou: "Vou lhe pagar uma dracma por dia, além do necessário para você e meu filho.

[15] Acompanhe meu filho, que depois eu ainda posso lhe aumentar o pagamento".

[16] O rapaz respondeu: "Vou com ele. Não tenha medo. Iremos e voltaremos sãos e salvos. O caminho é seguro". Tobit disse: "Deus lhe pague, meu irmão". Então Tobit chamou o filho e recomendou: "Filho, prepare o necessário para a viagem e parta com o seu parente. Que o Deus do céu proteja vocês e os traga sãos e salvos. Que seu anjo os acompanhe com sua proteção, meu filho". Tobias beijou seu pai e sua mãe e partiu para a viagem, enquanto Tobit lhe dizia: "Boa viagem!" Assim os dois se foram e partiram e o cachorro do jovem homem foi com eles.

[17] Mas Anna, sua mãe começou a chorar, e disse a Tobit: "Por que você mandou o meu filho? Ele era o nosso apoio e sempre estava perto de nós!

[18] O dinheiro não vale nada em comparação com o nosso filho.

[19] O que Deus nos dava era o bastante".

[20] Tobit disse: "Não se preocupe! Nosso filho partiu e voltará são e salvo. Você verá com seus próprios olhos, quando ele voltar são e salvo.

[21] Não se preocupe nem se atormente, minha irmã. Um anjo bom o acompanhará, lhe dará uma viagem tranqüila e o trará são e salvo".

[22] Então, ela parou de chorar.

Tob. 6

[1] Tobias partiu com o anjo, e o cachorro os acompanhou. Caminharam até o anoitecer e acamparam junto ao rio Tigre.

[2] O jovem foi lavar os pés no rio, quando um grande peixe saltou da água, e teria engolido o jovem homem. Tobias deu um grito.

[3] Mas o anjo lhe disse: "Pegue o peixe. Não o deixe fugir". Tobias conseguiu agarrar o peixe e o tirou para fora da água.

[4] O anjo lhe disse: "Abra o peixe, tire o fel, o coração e o fígado e os guarde. Jogue fora as tripas. O fel, o coração e o fígado desse peixe são excelentes remédios".

[5] Tobias, então, abriu o peixe e tirou o fel, o coração e o fígado como o anjo lhe ordenou. Depois assaram e comeram o peixe e salgaram o resto. E os dois continuaram a viagem até chegarem perto de Ecbatana.

[6] Tobias perguntou ao anjo: "Irmão Azarias, qual é o uso que se pode fazer do fígado, do coração e do fel desse peixe?"

[7] Ele respondeu: "O coração e o fígado servem para serem queimados na presença de homem ou mulher atacados por algum demônio ou espírito mau. A fumaça espanta o mal e faz o demônio desaparecer para sempre.

[8] E assim para o fel, basta untar bem em uma pessoa que tem mancha branca nos olhos, e a pessoa fica curada".

[9] Quando entraram na Média e estavam perto de Ecbatana,

[10] Rafael disse: "Irmão Tobias, hoje devemos passar a noite em casa de Ragüel. Ele é sua parente e tem uma filha chamada Sarah.
Eu vou sugerir que ela seja dada em matrimonio a você.

[11] Você é o parente mais próximo, tem mais direitos sobre ela do que os outros. Por isso, é justo que seja você o único parente de sangue dela merecedor e adequado para isso.

[12] Ela é uma garota linda e também sensível. Agora ouça meu plano. Hoje à noite vou falar com o pai dela, pedindo que lhe dê sua filha em casamento. Quando voltarmos de Rages, celebraremos o casamento. Eu lhe garanto que Ragüel conforme a Lei de Moisés, não pode entregá-la a outro homem sem incorrer a penalidade de morte, pois sabe que você tem mais direito de se casar com a filha dele, que qualquer outro homem.

[13] Tobias, porém, respondeu: "Irmão Azarias, ouvi dizer que ela já foi dada em casamento a sete homens, e que todos eles morreram no quarto de núpcias.

[14]  Sou filho único. Tenho medo que se for e morrer como os outros antes de mim morreram, porque um demônio esta apaixonado por ela, e prejudica a qualquer um que se aproxima dela. Então assim eu temo que possa morrer e levar meu pai e minha mãe à sepultura, pelo desgosto de me perderem. Eles não têm outro filho que possa enterrá-los".

[15] Então o anjo falou a ele: "Você não se lembra de que seu pai lhe disse para você se casar com uma mulher da sua família? Pois preste atenção, meu irmão: não se preocupe com o demônio, pois ela se tornará sua esposa. Eu tenho certeza de que nesta mesma noite ela vai ser dada a você em casamento.

[16] Quando você for para o quarto nupcial, pegará o queimador com as cinzas vivas do incenso e colocará sobre elas um pouco do coração e do fígado daquele peixe para fazer uma fumaça.
[17] Quando a fumaça começar a subir e o demônio sentir o cheiro, ele fugirá e nunca mais retornará e aparecerá perto dela.

E antes de se unir a ela, levantem-se os dois e expressem e rezem pela misericórdia de Deus, e Ele protegerá vocês e terá misericórdia de vocês. Não tenha medo. Ela foi destinada a você desde a eternidade, e você é quem vai salvá-la. Ela irá com você, e eu estou certo de que terá filhos com ela. "Quando Tobias ouviu o que Rafael lhe dizia, ficou tão enamorado que seu coração não conseguia separar-se dela.

Tob. 7

[1] Quando entraram em Ecbatana, e chegaram até a casa de Ragüel, Sarah os conheceu e lhes deu as boas-vindas. Eles em retorno a saudaram, e ela os fez entrar na casa.

[2] Então Ragüel foi logo dizendo para sua mulher Edna: "Como esse rapaz é parecido com o meu primo Tobit!"

[3] E Ragüel perguntou a eles, "De onde são irmãos?" Eles responderam: "Somos da tribo, irmãos de Nephtali e estamos exilados em Niniveh!"

[4] Ele perguntou a eles: "Vocês conhecem nosso irmão Tobit?" Eles responderam: "Conhecemos, sim!" Ele continuou: "Ele está bem?"

[5] Eles responderam: "Sim. Está vivo e passando bem". E Tobias acrescentou: "Tobit é meu pai!"

[6] Ragüel se levantou, deu um beijo em Tobias e, chorou. [7] Disse: "Deus o abençoe, meu filho! Você tem um pai justo e bom! Quando ouviu que Tobit tinha perdido sua visão, lançou-se ao pescoço de Tobias, e desatou a chorar.

[8] Sua mulher Edna e sua filha Sarah também começaram a chorar. Eles os receberam com muito entusiasmo; e mandou matar um cordeiro do rebanho, e deu-lhes uma calorosa recepção com uma grande variedades de porções de comidas. Então Tobias disse a Rafael, "Irmão Azarias, fale daquelas coisas que me falou na jornada, e deixe o assunto ser resolvido."

[9] Assim ele comunicou a proposta a Ragüel. E Ragüel disse a Tobias. "Coma, beba, e seja feliz;

[10], pois é seu o direito de se casar com minha filha. Mas deixe-me explicar a verdadeira situação para você.

[11] "Já dei minha filha em casamento a sete maridos, e quando cada um entrava no quarto dela ele morria. Mas por agora, meu filho, se divirta". "E Tobias disse,” Eu não comerei nada aqui até que você faça um acordo comigo que não seja quebrado."

[12] Então Ragüel respondeu: "Receba-a agora conforme está determinado na Lei. Receba então a sua irmã. Você e parente dela e ela é sua. A misericórdia do Senhor do céu os guiará a ambos para o melhor."

[13] Então ele chamou sua filha Sarah, que se apresentou. Ele a tomou pela mão e a entregou a Tobias, dizendo: "Aqui está Sarah. Receba-a conforme a Lei e a sentença que está escrita no Livro de Moisés. Receba-a e volte são e salvo para a casa do seu pai. E que ele os abençoe".

[14] Então chamou sua esposa Edna e mandou trazer um pergaminho. Escreveu o contrato de casamento; e eles firmaram seus selos nele.

[15] Depois disso, começaram a comer e beber.

[16] Ragüel chamou sua esposa Edna e disse: "Irmã, prepare o outro quarto e leve para lá a nossa filha".

[17]. Assim foi preparar o quarto como ele disse e levou a filha para lá; a garota começou a chorar. Mas a mãe confortou a filha em suas lágrimas e disse:

[18]. "Coragem, filha! Que o Senhor do Céu e da Terra transforme sua tristeza em alegria. Coragem, filha!" E saiu.

Tob. 8

[1] Quando terminaram de comer e beber, foram dormir. Acompanharam Tobias até ela.

[2]Quando ele entrou, lembrou-se das palavras de  Rafael, e pegou o fígado e o coração do peixe, que estavam na sua sacola, e colocou no queimador de incenso e fez uma fumaça.

[3] E quando o demônio sentiu o odor, que fugiu para as regiões do alto Egito. E Rafael imediatamente o acorrentou.

[4] Os outros tinham saído e fechado a porta do quarto. Tobias levantou-se da cama e disse: "Irmã, levante-se e vamos rezar e suplicar ao Senhor que nos conceda misericórdia sobre nós".

[5] Então ela se levantou, e Tobias começou a rezar: "Bendito sejas tu, Oh Deus de nossos antepassados, e bendito seja o teu sagrado e glorioso Nome para todo o sempre! Que o céu e todas tuas criaturas todas te bendigam para todo o sempre.

[6] Tu criaste Adão e lhe deste Eva, sua mulher, como ajuda e apoio.

 E dos dois nasceu a raça humana.

 Tu mesmo disseste: "Não é bom que o homem fique só. Façamos para ele uma auxiliar que seja como ele mesmo."

[7] E agora Oh Senhor eu me caso com minha prima, não para satisfazer minha paixão. Eu me caso com pura intenção. Por favor, tem piedade de mim e dela e faze que juntos cheguemos à velhice".

[8] E os dois disseram juntos: "Amém! Amém!"

[9] Depois dormiram a noite inteira. Mas Ragüel, porém, levantou-se e chamou os empregados que tinha em casa para cavarem uma sepultura.

[10] Com o pensamento: "Possivelmente ele também morrerá".

[11] Então Ragüel entrou em sua casa

[12] E disse a sua esposa Edna: "Mande uma empregada entrar no quarto deles e ver se Tobias está vivo. Se tiver morrido, vamos sepultá-lo imediatamente, para que ninguém fique sabendo".

[13] A empregada abriu a porta e entrou, e encontrou os dois deitados juntos e dormindo.

[14] Saindo do quarto, ela contou que ele estava vivo e que nada de mau parecia ter acontecido.

[15] Ragüel deu graças ao Deus do céu, dizendo: "Bendito sejas tu, ó Deus, com todo o louvor mais sincero, puro e sagrado! Deixe os santos e todas suas criaturas Te bendigam para sempre!

[16] Bendito sejas tu, pela alegria que me deste, pois não aconteceu o mal que eu temia. Tu nos trataste segundo a tua grande misericórdia.

[17] Bendito sejas tu, que tiveste compaixão dos dois filhos únicos. Tem piedade deles, Senhor, e concede-lhes a tua salvação. Faze com que eles cheguem ao fim da vida deles em meio à alegria e à graça".

[18.] Em seguida, Ragüel mandou os empregados taparem a sepultura, antes que amanhecesse.

[19] Depois disso ele ofereceu uma festa de casamento a eles a qual durou quatorze dias.

[20] Depois chamou Tobias e lhe declarou solenemente: "Durante catorze dias você não sairá daqui, mas ficará em minha casa, até que os quatorze dias de festa do casamento fossem terminados.

[21] Depois você pegará a metade do que é meu e voltará são e salvo para seu pai. Quando eu e minha mulher morrermos, também a outra metade será de vocês.

Tob. 9

[1] Tobias chamou então Rafael e lhe disse:

[2] "Irmão Azarias, leve com você um criado e dois camelos, vá até Rages em Media e procure a casa de Gabael. Entregue-lhe o documento, receba dele o dinheiro e traga-o até aqui para a festa do casamento.

[3] Pois Ragüel jurou solenemente que eu não partiria;

[4] Mas meu pai está contando os dias, e se eu atrasar um dia que seja, vou lhe causar muita preocupação. E você sabe também que não posso quebrar o compromisso com Ragüel".

[5] Então Rafael fez a jornada para Rages, e se hospedou uma noite na casa de Gabael. E Rafael lhe entregou o documento, e Gabael foi depressa pegar as sacolas ainda seladas intactas e as contou na presença de Rafael e as deu a ele.

[6] Os dois madrugaram, e juntos partiram para a festa do casamento. Então Gabael abençoou Tobias e sua esposa.

Tob. 10

[1 Enquanto isso, seu pai Tobit ficava contando, um por um, os dias da viagem, e quando, porém, terminou esse prazo e eles não chegaram.

[2] ele ficou pensando: "Quem sabe ele teve algum contratempo! Será que Gabael morreu e não lhe quiseram entregar o dinheiro?"

[3] E começou a ficar muito preocupado.

[4] Anna, sua mulher, dizia: "Meu filho morreu, não faz mais parte do mundo dos vivos". E começou a chorar e a se lamentar por causa do filho; dizia:

[5] "Que desgraça para mim! Filho meu, por que deixei você partir? Você que era a luz dos meus olhos!"

[6] Tobit, porém, disse a ela: "Fique calma e pare de chorar; ele está bem". Não se preocupe, irmã! Ele está bem.

[7] Ela respondeu: "Não me fale assim, não queira me enganar! O meu filho morreu mesmo!" E todos os dias, ela saía e ficava olhando a estrada por onde o filho tinha partido. Não comia nada de dia. Somente ao pôr-do-sol ela voltava para casa e passava a noite inteira em claro, chorando e lamentando por seu filho Tobias; até que se expiraram os catorze dias da festa de casamento, que Ragüel tinha jurado que ele continuaria por lá, Tobias dirigiu-se a ele, dizendo: "Deixe-me partir. Estou certo de que meu pai e minha mãe já perderam a esperança de me rever. Por favor, deixe-me voltar para casa".

[9] Ragüel insistiu: "Fique, meu filho, fique comigo! Mandarei um mensageiro dar notícias suas ao seu pai Tobit". Mas Tobias respondeu: "De maneira nenhuma! Por favor, deixe-me voltar imediatamente para a casa do meu pai".

[10] Então Ragüel entregou a esposa de Tobias e a metade de todos os seus bens: empregados e empregadas, bois e ovelhas, jumentos e camelos, roupas, dinheiro e utensílios.

[11] E os deixou partir em paz e os abençoou e disse: Que o Senhor do céu os faça prosperar, minhas criança, antes que eu morra".

[12] E disse também para a filha Sarah: "Honre seu sogro e sua sogra, que a partir de agora eles são seus pais, da mesma forma como nós, que lhe demos a vida. Vá em paz, minha filha! Que eu tenha sempre boas notícias de você durante toda a minha vida". E a beijou. E Edna disse a Tobias: “Que o Senhor do céu um dia o traga de volta, querido irmão, e que me conceda ver os seus filhos e de minha filha Sarah, que eu possa me rejubilar diante do Senhor, eu confio a você a minha filha Sara. Não lhe cause tristeza durante todos os dias de sua vida.

Tob. 11

[1] Tobias partiu feliz e pegou seu caminho, cantando e louvando a Deus pelo sucesso da viagem. Ao se despedir ele abençoou Ragüel e Edna. Assim ele continuou seu caminho até que chegasse perto de Nineveh.

[2] Então Rafael disse a Tobias: "Você não está consciente, irmão, do estado que deixou o seu pai?

[3] Vamos na frente, antes de sua esposa, para preparar a casa.

[“4] E leve com você o fel do peixe”. Assim tomaram seu caminho, e o cachorro ia atrás deles.

[5] Agora Anna estava sentada, olhando a estrada pela qual o filho tinha partido.

[6] Percebendo antes de todos a chegada dele, ela disse a Tobit: "Seu filho está chegando com o companheiro dele!"

[7] E Rafael disse a Tobias: "Eu tenho certeza, Tobias, de que seu pai via abrir seus olhos!

[8] Você então deve untar os olhos dele com ungüento do fel do peixe. Ele, causando uma dor lancinante vai fazer com que as manchas brancas se encolham e se soltem. Então seu pai vai recuperar a vista e poderá enxergar você".

[9] Anna correu e lançou-se ao pescoço do filho, dizendo: "Vi você de novo, meu filho! Agora posso morrer". E ambos começaram a chorar.

[10] Tobit se levantou e, tropeçando, conseguiu chegar até o portão. Mas seu filho correu até ele.

[11] E segurou seu pai, e ele aplicou o remédio nos olhos de seu pai e disse: "Coragem, pai!".

[12] E quando seus olhos começaram a doer, ele os desobstruiu,

[13] E as membranas brancas se desgrudaram das córneas de seus olhos.

[14] Tobit, então viu seu filho e o abraçou, e chorou e disse, "Bendito seja Deus! Bendito seja o seu Nome grandioso! Benditos sejam os seus santos anjos.

[15] “Que seu nome glorioso nos proteja. Porque, num momento ele me castigou, mas depois se compadeceu, e agora estou vendo o meu filho Tobias!“. Em seguida, Tobias entrou em casa em regozijo. Depois contou a seu pai as grandes coisas que tinham acontecido a ele em Media.

[16] Tobit saiu então, em direção ao portal de Nineveh, para ir ao encontro da nora, alegre e dando graças a Deus. Aqueles que o viram enquanto caminhava ficaram admirados porque ele podia enxergar.

[17] E Tobit deu graças diante deles, pois Deus foi misericordioso com ele. Quando Tobit se aproximou de Sarah, sua nora, ele a abençoou e disse: "Seja bem-vinda, minha filha! Bendito seja Deus, que trouxe você para nós, e bendito seja o seu pai e sua mãe". Assim houve júbilo entre todos seus irmãos em Nineveh.

[18] Ahikar e seu sobrinho Nadab chegaram. 

[19] e o casamento de Tobias foi celebrado por sete dias com grande festa.

Tob. 12

[1] Tobit depois chamou seu filho Tobias e lhe disse: "Meu filho, está na hora de você pagar a esse homem que o acompanhou e dar-lhe também alguma gratificação a mais".

[2] Ele respondeu: "Pai, não me faria falta dar a ele a metade dos bens que trago comigo.

[3] Pois ele me conduziu são e salvo, curou minha mulher, resgatou o dinheiro e ainda curou o senhor"

[4] O velho homem disse: "Ele merece isso"

[5] Assim ele chamou o anjo e disse: "Pegue metade de tudo o que vocês dois trouxeram e vá em paz".

[6] Então o anjo chamou os dois à parte, e disse a eles: "Bendigam a Deus e agradeçam a ele; proclamem-no e agradeçam diante de todos os seres vivos os benefícios que ele concedeu a vocês. É certo bendizer a Deus e exaltar seu Nome, merecidamente anunciando a todos as obras de Deus. E não se cansem de lhe agradecer.

[7] É bom manter oculto o segredo do rei, porem gloriosamente revelar as obras de Deus. Pratiquem o bem, e não lhes acontecerá nenhum mal.

[8] A oração é boa acompanhada de jejum, caridade e justiça. Um pouco com justiça é melhor do que muito adquirido com a injustiça. É melhor praticar a esmola do que acumular ouro.

[9] A esmola livra da morte e purifica de todo pecado. Quem pratica obras de caridade e justiça, terá vida longa.

[10] mas pecadores e injustos são inimigos de suas próprias vidas.

[11] Vou revelar-lhes toda a verdade, sem ocultar nada. Já lhes disse, "é bom manter oculto o segredo do rei, mas com toda glória revelar as obras de Deus"..

[12] E assim, quando você e sua nora rezavam, eu trouxe a lembrança da súplica de vocês diante do Santíssimo; a mesma coisa eu fazia quando você sepultava os mortos.

[13] Quando você não hesitou em se levantar deixar sua janta, a comida, para ir esconder um morto, sua boa ação não estava escondida de mim, mas eu estava com você.

[14] E assim agora Deus me enviou para curá-lo e sua nora Sarah.

[15] Eu sou Rafael, um dos sete anjos sagrados que apresentam as preces dos justos e entrar na presença da gloria do Altíssimo".

[16] Os dois ficaram assustados e caíram com o rosto por terra, cheios de medo.

[17] Rafael, porém, lhes disse: "Não tenham medo, estarão salvos. Mas bendigam a Deus para sempre.

[18] Se eu estive com vocês, não foi por um favor meu, mas pela vontade de Deus. É a ele que vocês devem sempre bendizer e cantar.

[19] Todos estes dias meramente podia parecer para vocês, mas eu não comia ou bebia, era só aparência, vocês estavam presenciando uma visão.

[20] E agora, agradeçam a Deus, pois eu volto e me elevo para ele que me enviou. Escrevam em um livro tudo o que lhes aconteceu".

[21] Quando se levantaram, não o puderam ver mais.

[22] Então eles confessaram as grandiosas e maravilhosas obras de Deus, e confirmaram que o anjo do Senhor tinha aparecido a eles.

Tob. 13

[1] Depois Tobit escreveu uma prece de jubilo, e disse: "Bendito seja Deus que vive eternamente, e bendito seja o seu reino.

[2] Pois é ele quem castiga e tem piedade. Ele faz descer à mansão dos mortos e faz subir de novo, e ninguém pode fugir de sua mão.

[3] Celebrem a Deus diante das nações. Oh filhos de Israel, porque ele nos dispersou entre elas,

[4] Façam proclamar a sua grandeza nesse lugar. Exaltem a Deus diante de todo ser vivo, porque ele é o nosso Senhor e Deus. Ele é o nosso Pai para todo o sempre.

[5] Se ele nos castiga pelas nossas iniquidades, também mostrará compaixão, e nos reunirá de todas as nações, entre as quais foram espalhados.

[6] Se vocês se voltarem para ele com todo o coração e com toda a alma, para praticar a verdade diante dele, então ele se voltará para vocês, e nunca mais lhes esconderá a sua face. Mas vejam o que ele fez por vocês e lhe agradeçam com toda a sua voz. Bendigam o Senhor da justiça, e exaltem o Rei da eras.

Eu agradeci a ele na terra do meu cativeiro, e mostro sua força e grandeza a um povo de pecadores. Voltem-se para ele, pecadores, e diante dele pratiquem a justiça, quem sabe ele os aceitará, e terá misericórdia de vocês?

[7] Eu exalto o meu Deus, minha alma exalta o Rei do céu, e se alegra com a sua majestade.

[8] Deixe que todos homens contem, e agradeçam a ele em Jerusalém

[9] Oh, Jerusalém, cidade santa, Deus castigará você pelas obras de seus filhos, mas de novo terá piedade dos filhos da justiça.

[10] Dêem graças dignamente ao Senhor e bendigam o Rei das eras, para que sua tenda seja reconstruída novamente com alegria. Possa ele alegrar aqueles entre vocês que são prisioneiros, e amar todos entre vocês que estão angustiados, por todas as gerações para sempre.

[11] Muitas nações virão de longe visitar o nome do Senhor Deus, com presentes em suas mãos, presentes para o Rei do céu. Gerações sem fim lhe darão gloria em jubilo.

[12] Malditos os que o insultarem; Benditos para sempre aqueles que o amarem!

[13] Exultem e alegrem-se pois os filhos da justiça;  pois todos se reunirão juntos, para bendizer o Senhor da justiça.

[14] Quão benditos são aqueles que o amam! Eles se alegrarão em sua paz. Abençoados sejam aqueles que sofreram todas as aflições, pois eles se alegrarão por você ao ver toda a sua gloria, e eles serão felizes para sempre.

[15] Deixe que minha alma glorifique Deus o grandioso rei.

[16] Porque Jerusalém será reconstruída com safiras e esmeraldas, e todas os seus muros com pedras preciosas e suas torres e muralhas com puro ouro.

[17] As ruas de Jerusalém serão pavimentadas com berilos e rubis e pedras de Ophir.

[18] E suas alamedas aclamarão"Aleluia", e darão louvores, dizendo, "Bendito seja Deus, e os que o exaltarem para todo sempre".

Tob. 14

[1] Aqui Tobit termina suas palavras de louvor.

[2] Ele tinha cinqüenta e oito anos quando ficou cego e, depois de oito anos recuperou a vista. Deu esmolas, e continuou a temer o Senhor Deus e celebrar sua grandeza.

[3] Quando ficou muito velho chamou o seu filho e seus netos, e Tobias e disse a ele: "Meu filho, junte os seus filhos; veja, eu envelheci e estou para partir desta vida.

[4] Vá para Media, meu filho, pois eu creio inteiramente no que Jonah o profeta disse sobre Nineveh, que ela será destruída. Mas em Media haverá paz por um tempo. Nossos irmãos se dispersarão por toda terra a parir da legitima nação, e Jerusalém ficará deserta. A casa de Deus será incendiada e estará em ruínas por algum tempo.  

[5] Mas Deus terá novamente misericórdia do seu povo e vai levá-lo de volta para a sua terra; e eles reconstruirão o Templo, apesar de que não será belo como o primeiro, até que chegue o tempo determinado. Depois disso eles voltarão dos lugares de exílio, e reconstruirão Jerusalém em seu esplendor, e a casa de Deus será reconstruída com uma edificação gloriosa para todas as gerações por todo sempre, como os profetas de Israel anunciaram.

[6] Então todos os Gentios se tornarão tementes ao Senhor Deus em verdade, e enterrarão seus ídolos.

[7] Todos os Gentios louvarão a Deus, e o seu povo irá dar graças a Deus, e o Senhor exaltará seu povo. E todos aqueles que amarem o Senhor Deus em verdade e justiça irão se rejubilar, mostrando clemência aos nossos irmãos.

[8] "Por isso, agora, meu filho, deixe Nineveh, porque aquilo que o profeta disse certamente irá acontecer.

[9] Mas guarde a lei e os mandamentos, e seja misericordioso e justo, para que possa estar bem com você.

[10] Enterre-me corretamente, e sua mãe comigo. E não viva em Nineveh nem por um minuto a mais. Veja, meu filho, quanta coisa Nadab fez para Ahicar que o criou, como ele o trouxe da luz para a escuridão, e com o que ele lhe retribuiu.  Mas Ahikar foi salvo, e o outro recebeu sua retribuição já que ele mesmo afundou na escuridão. Ahikar por causa de suas boas obras escapou da armadilha mortal que Nadab havia preparado para ele, enquanto que Nadab caiu na armadilha e morreu.

[11] Portanto, meus filhos, vejam quais são os frutos da esmola e da justiça. Enquanto dizia isto ele morreu em sua cama. Ele estava com cento e cinqüenta e oito anos; e Tobias deu a ele um magnífico funeral.

[12] E quando Anna sua mãe morreu, ele a sepultou junto com seu pai. Em seguida, Tobias partiu para Media com a mulher e os filhos, para junto de seu sogro Ragüel, em Ecbatana.

[13] Envelheceu com honra, e deu ao sogro e sogra magníficos funerais. Herdou o que era de propriedade deles e também o que era do seu pai Tobit.

[14] Tobias morreu em Ecbatana, em Media, com cento e vinte sete anos.

[15] Mas antes da sua morte ele ouviu falar da destruição de Nineveh, que Nabucodonossor e Ahasuerus conquistaram. Antes de sua morte ele pode se alegrar por Nineveh.

Tradução: Silvia Tognato Magini  silvia.tm@uol.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ok, amigos! Eu sei que voce podem fazer melhor! Digam o que acham do post! Mas deixem seu nome. Comentários anônimos não serão publicados! ;)